30 de nov. de 2010

A atuação fonoaudiológica em berçários

A atuação fonoaudiológica em berçários, UTI e internação pediátrica é de extrema importância, tanto nos aspectos preventivos como de reabilitação. Estudos comprovam que existe grande parte de recém-nascido pré-termo cuja alta hospitalar é adiada por impedimentos provenientes de uma alimentação ineficiente. Pode-se dizer que a sucção e a deglutição são automatismos interligados, principalmente, nos primeiros meses de vida, os quais, juntamente com a função da respiração, interagem como um sistema. A sucção é fundamental na vida dos recém-nascidos, já que é a 1ª forma pelo qual o bebê obtém o alimento. Ao nascer, o bebê apresenta estrutura anatômica(boca) que lhe garante a capacidade de se alimentar da consistência líquida por meio do seio materno e/ou mamadeira.
Saiba mas: Fonte - http://emeauruguaiana.blogspot.com/2009/05/estimulacao-em-bebes-com-dificuldades.html

Atuação Fonoaudiologica

              

ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA EM HOME-CARE:
 É a atuação realizada em domicílio, à pacientes com limitações funcionais importantes, buscando manter o seu estado de saúde e/ou minimizar os efeitos causados pela doença, contribuindo dessa forma, para a melhora da sua qualidade de vida e de seus familiares. O ambiente familiar reúne as condições físicas, afetivas e sociais que são de extrema importância para a recuperação do paciente. Os cuidados no domicílio têm como principal característica a Humanização do Atendimento ao Paciente.
Saiba mas.

Pacientes com dificuldade de Deglutir



Pacientes com dificuldades de deglutição ou disfagia, têm como consequências o risco aumentado de pneumonia de aspiração, asfixia e desidratação.
Uma forma comum de superar a dificuldade de deglutição destes pacientes é espessar a sua alimentação de uma forma segura e adequada para cada paciente, de acordo com a intervenção clínica e terapia da fala. Alimentos e bebidas espessados podem permitir uma deglutição mais fácil e segura pelos seus pacientes.